top of page
Imagem3.png

PROTEÇÃO CIVIL 2030: QUE CAMINHO?

Comissão Científica

Ana Maria Oliveira

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Deteção Remota pela Universidade do Porto.

Foi docente auxiliar em Ecologia da Paisagem, no Instituto Superior de Agronomia e docente no ISEC, lecionando a unidade curricular de Introdução a Tecnologias de Informação na Licenciatura de Engenharia de Proteção Civil e no Mestrado de Riscos em Proteção Civil.

Em 2000 iniciou funções no Município de Loures, no Departamento de Planeamento Estratégico, com funções de implementação do Sistema de Informação Geográfica, função que deteve até 2008, data em que ingressou no Município de Oeiras.  

Em 2011 assumiu o cargo de Diretora do Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica. Em 2013 foi convidada pelo Instituto de Informática, da Segurança Social, a criar o Departamento de Gestão de Clientes. Em 2018 assumiu o cargo de Diretora do Gabinete de Inteligência Territorial (GIT), com a missão contribuir para um território mais conectado e inteligente através da coordenação geral da implementação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), garantindo a existência, a manutenção e atualização do Sistema de Informação Geográfica Municipal.

Participou ainda de forma voluntária em projetos SIG, nomeadamente, no Projeto de Sobrevivência Pós-Fogo do Sobreiro no Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves".

António Duarte Amaro

Doutorado em Geografia Humana. Foi Diretor e Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde do Alcoitão durante 19 anos, Regente da Unidade Curricular de Segurança Comunitária e Proteção Civil, do Mestrado e Doutoramento em Direito e Segurança da Faculdade de Direito, da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário Militar, até 2021, e atual Professor Convidado do Mestrado em Riscos e Proteção Civil do Instituto Superior de Educação e Ciências.

Foi Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros de Algueirão Mem Martins, membro fundador da Associação Humanitária de Bombeiros de Marvão, membro do Conselho Científico e Pedagógico da ENB, membro fundador e Presidente da Mesa da Assembleia do CEIPC.

Diretor Adjunto da Revista Direito e Segurança e membro fundador e Vice-Presidente da RISCOS (Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança) e Editor Associado da Revista Territorium.

Isabel Abreu dos Santos

Doutorada em Ambiente e Sustentabilidade. Mestre em Engenharia do Ambiente. Mestre em Engenharia Civil, Universidade de Oklahoma. Licenciada em Engenheira do Ambiente.

Professora da Universidade Lusófona. Formadora da Escola Nacional de Bombeiros. Investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente.

Tem desenvolvido a sua investigação na área da comunicação do risco, participação pública e governância colaborativa, ambiente e sustentabilidade, capacitação de pessoas e comunidades; estruturação de comunidades de prática fundamentado na geração de confiança e conhecimento crítico como suporte de apoio à construção do conhecimento coletivo, gerador de capital social, político e institucional.

Desenvolve atividade profissional em consultoria em sistemas de gestão ambiental, gestão de risco e avaliação de impacte ambiental.

Verificadora de procedimentos de pós avaliação de impacte ambiental junto da Autoridade Competente. É voluntária na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil. A participação como técnica, consultora e atividade de voluntariado e cidadania visa colocar a ciência ao serviço da sociedade.

Manuel João Ribeiro

Doutorado em Ciências do Risco (Programa Doutoral Território, Risco e Políticas Públicas), pelas Universidades de Coimbra, Lisboa e Aveiro.

Especialista com Provas Públicas, pelo Instituto Politécnico de Leiria em 2014.

Licenciatura em Sociologia, pelo Iscte—Instituto Universitário de Lisboa.

Curso de Auditor de Defesa Nacional (parte letiva) do Instituto de Defesa Nacional.

Presidente do CERU – Centro Europeu de Riscos Urbanos.

É Professor Adjunto Convidado no Instituto Superior de Educação e Ciências.

Foi Diretor dos Serviços Municipais de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa e da de Cascais. Foi Presidente e Vice-Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil (atual ANEPC).

António Bento Gonçalves

Licenciado em Geografia e mestre em Geografia Física, pela Universidade de Coimbra, e doutorado em Geografia Física e Estudos Ambientais, pela Universidade do Minho, onde é Professor Associado no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Socias (Universidade do Minho, Portugal).

É Investigador no CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), da Universidade do Minho), tendo sido membro e coordenador do CEGOT-UMinho e Membro da Comissão Diretiva do CEGOT (Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território), entre 2013 e 2016. Foi Vice-Presidente da RISCOS (Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança) de 2010 a 2015 e Presidente da APG (Associação Portuguesa de Geógrafos) entre 2020 e 2022, depois de ter sido seu Vice-Presidente entre 2016 e 2020.

A sua atividade científica tem-se focado nos estudos ambientais, nos incêndios florestais, na erosão e degradação dos solos, nos riscos naturais e na Proteção Civil, tendo participado, como coordenador e membro da equipa de investigação, em vários projetos científicos nacionais e internacionais, sendo autor e coautor de mais de duas centenas de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro.

É diretor do Departamento de Geografia (Universidade do Minho), tendo sido diretor da licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território (Universidade do Minho) entre 2018 e 2021, diretor do Doutoramento em Geografia e diretor da Licenciatura em Geografia e Planeamento, na mesma Universidade.

Artur Fernandes Costa

Licenciado e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde iniciou a carreira docente e de investigação em 1981. Colabora com instituições da esfera do ensino superior privado desde 1993. Académico, autor de diversas publicações científicas, mantém um forte vínculo à Engenharia Eletrotécnica e aos Sistemas de Energia e Máquinas Elétricas, sendo professor auxiliar da FEUP.

Presentemente, é docente e investigador da Universidade Lusófona, no seu Centro Universitário do Porto, onde dirige o recém instituído Departamento de Proteção Civil, da Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Desde 2003, lança, sucessivamente, vários cursos de formação avançada e de pós-graduação na área da Proteção Civil e, também, os projetos pioneiros de uma licenciatura em Engenharia de Proteção Civil (criado em 2010, foi seu coordenador até maio de 2023) e um Mestrado em Proteção Civil (criado em 2017) que foram, à data, os primeiros e que continuam únicos nas universidades portuguesas.

Foi o fundador e dirige o Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), unidade de interface e prestação de serviços técnicos e científicos à comunidade daquele mesmo departamento.

É membro associado do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC) praticamente desde a sua fundação.

José Oliveira Ferreira

Mestre em Liderança de Pessoas e Organizações, Academia Militar.

Licenciatura em Filosofia, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Auditor do Curso de Defesa Nacional - Instituto Defesa Nacional (IDN).

Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospectiva, Instituto Defesa Nacional. Curso de Gestão Civil de Crises, Instituto Defesa Nacional (IDN).

Exerceu funções docentes como Professor Efetivo do Ensino Secundário.

Presidiu à Direção da Escola Nacional de Bombeiros. Chairman da European Fire Service College Association.

Foi Dirigente da Liga dos Bombeiros, da Federação de Bombeiros do Distrito de Leiria e da Associação Humanitária de Bombeiros de Porto de Mós.

Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós.

Desempenhou diversos cargos de natureza associativa, tanto no âmbito autárquico, como outros.

Marco Filipe Martins

Licenciatura em Engenharia da Proteção Civil no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) em Lisboa. Mestrado em Riscos e Proteção Civil no ISEC.

Doutorando em Estudos de Segurança e Defesa no Iscte—Instituto Universitário de Lisboa.

Desempenhou funções como Técnico de Formação na Escola Nacional de Bombeiros (ENB) onde também assumiu a coordenação do Centro de Formação Especializado em Combate a Incêndios Estruturais.

No ano de 2008 transita da ENB para a Força Especial de Bombeiros (FEB) para exercer funções de adjunto de operações. Posteriormente exerceu funções de Adjunto de Operações Nacional no Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Em junho de 2017 foi requisitado em regime de interesse público para desempenhar as funções de Técnico Superior de Segurança Contra Incêndios em Edifícios na Câmara Municipal de Óbidos, onde viria a desempenhar as funções de Coordenador Municipal de Proteção Civil.

Presentemente, encontra-se a exercer as funções na direção da Escola Nacional de Bombeiros, como vogal.

bottom of page